sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Tecnologia: algo bom ou ruim?




Muitas vezes observamos o que está ao nosso redor de maneira limitada, enxergando somente o que está "visível". Porém, ao vermos somente as aparências, estamos submetidos a nos conformar com o que pode ser ilusório, irreal, como uma máscara: algo superficial e fantasioso que esconde parte da realidade. O olhar nos permite ver além das "aparências". É preciso observar com profundidade, buscando por meio de diferentes aspectos e pontos de vista, enxergar o que está por trás da superficialidade, aquilo que está "oculto".
Existem diversas opiniões com relação às novas tecnologias. Elas podem ser vistas como algo bom, que facilitam a vida de muitas pessoas e que possibilitam diversos avanços (ex: saúde, educação, comunicação, etc). Bem como podem ser consideradas algo ruim, emergentes de uma sociedade consumista e que contrapõem a verdadeira essência humana. Afinal, a tecnologia é boa ou ruim?

Na verdade não existe uma "resposta" para tal pergunta. Cada pessoa tem uma concepção e um "olhar" diferenciado. Acreditar que a tecnologia oferece benefícios ou prejuízos depende da forma como a enxergamos. Porém é preciso que utilizemos critérios pertinentes e não considerarmos apenas as concepções que permeiam o senso comum. Antes de criticar ou aderir à uma ideia, devemos conhecê-la. O indivíduo que possui um conhecimento amplo, acompanhado de experiências, tem a capacidade de analisar criticamente e se posicionar diante de determinado assunto. Portanto pesquise, estude, conheça, analise, critique e construa sua própria opinião.
E você... o que pensa sobre as novas tecnologias?

Um comentário:

  1. É mesmo May!
    Existem coisas que são muitos subjetivas, dependem da visão, ou seja, da opinião de cada um.
    Eu penso que as tecnologias são muito importantes, imprescindíveis para a comunicação. Hoje o que não está atrelado a este meio?
    Sendo assim considero algo bom.
    No entanto, a depender do contexto, do modo como se utiliza pode sim ser considerada como algo negativo!
    Regredir não dá!
    Então para que isso não venha trazer prejuízos, acredito que cada um deve ficar com o olho bem abertooo! O.O
    Com os filhos, com as pessoas que estão ao seu redor e principalmente consigo mesmo.

    ResponderExcluir