quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

As crianças e os avanços tecnológicos

Diante de tantos avanços tecnológicos, os hábitos de nossas crianças sofreram algumas transformações. As brincadeiras como esconde-esconde, pular corda, bolinha de gude, amarelinha, "queimada" ou baleado, deram espaço aos carrinhos motorizados com controle remoto, bonecas que se movem e falam, computadores, celulares, aparelhos mp3, etc. Os brinquedos modernos estão diretamente relacionados com a tecnologia. O vídeo abaixo é uma reportagem jornalística e trata justamente sobre as transformações e o excesso de tecnologia na vida das crianças e adolescentes do país.



Nesse vídeo podemos perceber o quanto a tecnologia faz parte do cotidiano de muitas crianças e adolescentes. O que achei interessante são os depoimentos e relatos; neles estão expressos os pontos de vista das crianças e de professores com relação ao uso da tecnologia, levantando uma questão polêmica e muito discutida atualmente: "A tecnologia contribui ou prejudica o desenvolvimento?"

Um dos professores diz que a tecnologia "retarda" o desenvolvimento, no sentido de "isolamento"/ não interação, justificando que nas brincadeiras antigas as crianças tinham a oportunidade de interagir entre si. Os especialistas afirmam que os diversos avanços tecnológicos contribuem para o desenvolvimento da criança. Porém, é preciso que haja moderação quanto ao uso das tecnologias e que sejam apresentadas outras alternativas, como praticar esportes e brincadeiras.

Na maioria das falas das crianças, elas apontam o computador e a rede/internet como meios de diversão e lazer. No entanto, faz-se necessário, principalmente no ambiente escolar, por intermédio do professor, direcionar e conscientizar os alunos de que a diversão é importante, mas que eles também podem se apropriar dos aparelhos tecnológicos em busca de construir novas idéias e desenvolver atividades que contribuam para a ampliação do conhecimento e também como forma de expor suas próprias opiniões e pensamentos.

Um comentário:

  1. DEUS AAMA VCS ETERNAMENTE ELE NUNCA ABANDONARÁ VOCÊS LEMBRE-SE !

    ResponderExcluir