quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Chegou a vez dos hologramas em 3D!

Isso mesmo, chegou a vez dos hologramas em 3D ganharem destaque, mostrando o quanto a tecnologia se desenvolve em um ritmo acelerado! Há 2 anos atrás quem diria que poderiam ser criados hologramas para apresentar imagens quase que reais?! Pois é... realmente os avanços tecnológicos nos surpreendem a cada dia. Navegando pela internet me deparei com uma notícia muito interessante: " Pentágono usa holografia para criar mapas 3D hiper-realistas"ou ainda "Tecnologia cria mapas 3D hiper-reais". Logo me lembrei do profº de Filosofia, com seu sonho utópico de utilizar hologramas em sala de aula, trazendo alguns dos pensadores e filósofos para dialogarem com os alunos e explicarem suas idéias. Infelizmente o uso dessa novidade ainda está restrita apenas para os departamentos de defesa/departamentos militares norte-americano. Além disso, o custo para desenvolver essas imagens são altíssimos ($$$)!






Seria ótimo, ter em sala de aula um recurso tão dinâmico e criativo. Imagine dar aula de história, utilizando um holograma em 3D para mostrar como era o contexto da época e narrar os acontecimentos como se estivessemos no próprio ambiente do ocorrido. Seria, sem dúvidas, uma forma de enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos. Porém, tendo em vista a realidade da educação brasileira, acredito que esse recurso não fará parte do nosso cotidiano tão cedo... talvez demore anos, décadas, para que isso aconteça.
Quem se interessou pela notícia e quiser saber um pouco mais, pode ler a reportagem na íntegra que se encontra disponível neste site:
http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4833176-EI12882,00-Pentagono+usa+holografia+para+criar+mapas+D+hiperrealistas.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário