quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Energia solar em escolas: uma grande inovação tecnológica.

Uma alternativa muito interessante de inovação tecnológica é o uso de energia solar. Por ser uma fonte renovável e por não emitir poluentes, a energia solar contribui muito para a preservação do meio ambiente e está diretamente relacionada com a proposta de desenvolvimento sustentável. Ela funciona a partir da captação de energia proveniente dos raios solares, estes por sua vez são coletados por painéis externos ao ambiente. Para a construção dos equipamentos necessários, os gastos não são nada baixos. Porém, é um investimento que vale a pena!





No Brasil, existem algumas cidades que estão investindo no uso da energia solar. Inclusive em Goiás, algumas escolas públicas (municipais) estão sendo equipadas para utilizarem dessa fonte energética natural. O Ministério das Minas e Energias juntamente com o governo de Goiás, organizaram um programa para implementar o uso de energia solar nas escolas que não tem energia elétrica. Nessas escolas, o nível de qualidade do ensino aumentou e também foi possível melhorar as condições de trabalho, contribuindo muito para o processo educativo. Para ver a notícia completa, basta acessar a seguinte página da web: http://www.brasiloeste.com.br/noticia/132/
Achei muito interessante essa proposta. Os governos do país deveriam investir nessa alternativa, buscando oferecer uma educação de qualidade, além de ajudar a preservar o meio ambiente. Utilizar das inovações tecnológicas para beneficiar as instituições de ensino seria um grande avanço em nosso país. Contudo, não são oferecidos recursos suficientes para desenvolver essa tão sonhada 'educação de qualidade'.




Um comentário: